Agricultura

projeto agricultura.jpg

O projeto de agricultura da JOCUM teve inicio em Junho de 2010, plantando mandioca e feijão. O projeto é dirigido por Diego Valdez, missionário em nossa organização.

Em 2011, começamos a plantar arroz em uma bolanha emprestada por uma tabanca há 20 minutes de JOCUM. Com o dinheiro doado por amigos agri1do diretor do projeto, compramos sementes, inseticidas, etc. Também pagamos para um trator arar a terra. A safra foi de 1,5 toneladas de arroz. O processo da colheita e limpeza do arroz foram feitos praticamente à mão por falta de ferramentas apropriadas.
Do arroz colhido, separamos 300 Kg que serviriam como sementes para o ano seguinte, e o restante foi vendido a um preço simbólico (5000 CFA por saco) para famílias carentes. Os destinatários ficaram muito felizes.

Em 2012, conseguimos um pouco mais de terreno emprestado…

Na mesma tabanca, conseguimos um pouco mais de terreno e novamente alugamos um trator para arar o solo. Infelizmente não funcionou bem. Em seguida, uma organização local nos permitiu usar um trator pequeno que estava quebrado. Conseguimos consertá-lo, e usamos.
Mas logo tivemos que devolvê-lo.agri2

Então, uma vez mais, usamos a força manual para bater o arroz. Conseguimos uma máquina para selecionar o arroz. Tivemos que fazer uma pequena adaptação usando uma bicicleta, o que funcionou bem e tivemos êxito. Porém, tivemos que devolvê-la ao proprietário.

A safra de 2012 foi de 2,5 toneladas que ainda não foram vendidas. Esperamos poder vendê-las para termos recursos para continuar o Projeto.

OBJETIVO DO PROJETO
Nosso objetivo é que o projeto possa crescer, desenvolver e começar a ajudar pessoas em extrema podreza por vários anos.

NOSSO DESAFIO
Estamos lutando com a falta de máquinas adequadas. Se tivéssemos um trator, por exemplo, poderíamos fazer muito mais. Quando alugamos um trator, é quase impossível realizarmos o trabalho. Muitas vezes, a pessoa que contratamos, pagando-lhe adiantadamente, não vem trabalhar. Isso dificulta muito todo o processo.

Blog at WordPress.com.

<span>%d</span> bloggers like this: